5 milhões de estudantes estão se preparando para o ENEM 2019 e apps de estudo podem ser importantes aliados nessa reta final. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a maior prova aplicada no país e serve como porta de entrada para a maioria dos brasileiros ao ensino superior.

A prova foi criada em 1998 pelo governo federal para avaliar o conhecimento dos estudantes do Ensino Médio, e desde então é elaborada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Desde 2009, a nota do ENEM é usada como critério de seleção por várias instituições de Ensino Superior públicas através do SISU (Sistema de Seleção Unificada), para se candidatar às bolsas de estudo integrais e parciais do ProUni (Programa Universidade para Todos), e para o financiamento de cursos superiores do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

O ENEM 2019 acontecerá em dois domingos seguidos, nos dias 3 e 10 de novembro. Abaixo você confere os 10 melhores apps de estudo para te ajudar a se sair bem nas provas:

Já imaginou o WhatsApp em uma lista de apps de estudo? Com o objetivo de ajudar jovens em situação de vulnerabilidade social a se prepararem e se organizarem para a prova, a Fundação 1Bi, instituição social do Grupo Movile, em parceria com a edutech Descomplica, desenvolveu o AprendiZap ENEM, um projeto gratuito de educação por meio do WhatsApp com uma trilha específica para quem vai prestar o exame.

Para usar o AprendiZap basta acessar o site, fazer o cadastro, clicar no botão COMEÇAR e enviar #APRENDIZAP para o número indicado.

“Escolhemos o WhatsApp pois é uma ferramenta acessível para jovens em situação de vulnerabilidade social. Já existe muito conteúdo gratuito na internet, mas faltava um local para direcionar o estudante em uma trilha personalizada.”

Serão mais de 30 vídeos disponibilizados gratuitamente ao estudante, além de mapas mentais e resumos visuais dos temas que mais caem no ENEM. A interação dentro do WhatsApp vai acontecer por meio de um chatbot da Fundação 1Bi, que conversa com o estudante, envia conteúdos para estudo e solicita uma autoavaliação ao término de cada assunto.

Para que os conteúdos estejam de acordo com o conhecimento de cada estudante, antes de iniciar o envio dos materiais, o bot conversa com o aluno e pergunta o quanto ele se sente preparado em relação àquele tema. A partir daí podem ser enviados materiais com o intuito de apresentar e introduzir o assunto, a fim de gerar um interesse inicial no estudante. Ao final de cada disciplina, o bot retorna às opções iniciais e permite que o estudante continue navegando por outras matérias e temas.

O Hora do ENEM é um programa da TV Escola pensado para auxiliar o estudante que vai realizar a prova. O aplicativo do programa reúne todos os episódios separados por playlists e ainda disponibiliza simulados online e a criação de planos de estudo.

O usuário vai ter acesso a notícias, receber orientações de como se preparar para a prova e ver questões que já caíram nos anos anteriores comentadas por professores.

Na TV o programa passa de segunda a sexta às 7h, com reprise às 13h e às 18h. Ou maratone todos os episódios da semana aos sábados, 15h, e aos domingos, 6h. Cada dia da semana o programa foca em uma área do conhecimento:

Disponível para Android e iOS.

Matemática é uma área que assusta muitos estudantes, mas a tecnologia pode ser uma aliada para criar uma relação mais saudável com ela. O PhotoMath é um dos apps de estudo focado no ensino da Matemática. Ele auxilia no entendimento e resolução das fórmulas simples a mais complexas.

Para usá-lo, tire uma foto do problema matemático com o seu smartphone e aguarde o resultado. O PhotoMath dá todo o passa a passo de como chegar até a resolução final. Ele também mostra passos de cálculo com animações, como um professor explicaria em um quadro.

O app é muito bem avaliado na Apple Store e na Google Play, é gratuito e funciona offline. Ele também possui uma sessão para pais entenderem matemática e conseguirem ajudar na lição de casa dos seus filhos, e outra para professores.

Não se perca no seu plano de estudos. O Evernote é um app que vai ajudar a manter a produtividade dos seus estudos. Ele cria notas digitadas ou digitaliza notas escritas à mão, cria listas de tarefas, armazena fotos, imagens, áudio e prints de páginas.

O Evernote sincroniza automaticamente em todos os seus dispositivos, incluindo desktop, smartphone e tablet. O app possui três versões, o Basic, que é gratuito, o Premium por R$9,00 ao mês e o Business por R$24,00 por mês.

Disponível para Android e iOS.

As novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entraram em vigor em 2009, mas ainda causam muita dúvidas. Para ajudar os estudantes e o publico em geral a não escorregarem em nenhuma delas, o Michaelis Guia Prático da Nova Ortografia reuniu todas as mudanças em um único aplicativo.

O guia foi elaborado de acordo com a 5ª edição do “Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa” (VOLP), publicado pela Academia Brasileira de Letras em março de 2009. O app é gratuito, fácil de usar e está disponível para Android e iOS.

O QuizUp é um dos apps de estudo ideal para descansar a cabeça entre estudos enquanto testa os seus conhecimentos gerais e a sua memória. Ele é um jogo de perguntas e respostas, com várias categorias que vão desde conhecimentos gerais, esportes, filmes, internet, videogames, música e muito mais.

Você pode desafiar os seus amigos ou outros usuários do app, a cada desafio conquista você ganha insígnias. O app é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Estar por dentro de todos os temas da atualidade é primordial para quem vai prestar o ENEM. O Flipboard é um app que faz uma curadoria das notícias mais relevantes do dia e monta um feed para você.

Ao instalar o app escolha seus interesses, o Flipboard criará uma revista para cada tópico, preenchida automaticamente com artigos, vídeos e tweets.

O Flipboard é gratuito e está disponível para Android e iOS.

O AppProva é um dos apps de estudo focado em simulados. Ele disponibiliza simulados online dentro do padrão das questões do ENEM para ajudar os estudantes a se prepararem tanto para a prova, quanto para o tempo dela.

O app é gratuito e está disponível para Android e iOS.

O Geekie Games é um dos apps de estudo mais lúdicos. Ele é um jogo com videoaulas, exercícios e simulados que te prepara para o vestibular e o ENEM. É uma plataforma do programa “Hora do Enem” e reconhecido pelo Ministério da Educação. Acesse aulas, videoaulas, simulados, resumos e questões no modelo do Enem.

O app possui planos gratuitos e pagos, mas com valor acessível. A versão gratuita disponibiliza um acervo de aulas e vai indicando o que você precisa melhorar através das suas notas nos simulados.

Na versão Pro, o app vai entendendo seus pontos fracos e fortes e traça o melhor roteiro de aulas e planos de estudos. A cada fase, um conjunto de videoaulas e exercícios para melhorar o seu nível.

Disponível apenas para Android.

O Stoodi desenvolveu um aplicativo em parceria com a Usemobile para ajudar a calcular a nota do ENEM antes do lançamento do resultado oficial, o Gabarito ENEM Stoodi.

Para usar o app informe o caderno que você gostaria de consultar: Linguagens e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias ou Matemática. Em seguida, informe a cor do caderno e também qual a língua estrangeira escolhida.

O cálculo é feito com base no sistema de correção das provas, o TRI. Quando o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) libera o gabarito oficial, o app também atualiza o seu gabarito.

O app é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Além dos apps de estudo, temos uma dica extra para quem está se preparando para o ENEM 2019. O Ministério da Educação criou o MECFlix, uma plataforma de videoaulas gratuitas, sob demanda, desenvolvida para auxiliar no aprendizado e otimizar os estudos.

A iniciativa faz parte do projeto “Hora do Enem“, criado para que o estudante encontre uma forma de estudar que se encaixe em seu perfil, podendo acompanhar o programa de TV, fazer simulados online, criar planos de estudo, assistir as vídeoaulas, ou tudo isso ao mesmo tempo.

Qualquer pessoa pode ter acesso a todo o conteúdo que a plataforma oferece. Para interagir com as ferramentas que a plataforma oferece como anotações em vídeos, criação de playlists compartilháveis e comentários, o usuário deverá realizar o cadastro e fazer o login.

Não se esqueça de pesquisar com antecedência o local da prova, os meios de transporte para chegar até o local e o tempo estimado para chegar. Leve água, lanches leves, caneta azul ou preta e lápis. E já marque as datas 03/11 e 10/11 nos seus apps de estudo. Boa prova!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui