VÁLIDO SOMENTE PARA CURITIBA

#81 – Bolsonaristas x Bivaristas: qual o caminho do partido que elegeu Bolsonaro?

***1) A disputa dentro do PSL está cada vez pior. O líder da legenda na Câmara, Delegado Waldir (GO) é um dos pivôs da crise que foi deflagrada desde a semana passada, após Bolsonaro pedir a um apoiador que esquecesse o PSL e também ter dito a ele que o presidente da sigla, o deputado Luciano Bivar (PE), está “queimado pra caramba”. Nesta segunda-feira, Waldir reconheceu a derrota para Eduardo Bolsonaro, agora o novo líder do PSL na Câmara. A repórter Fernanda Trisotto comenta a crise interna no partido do presidente.

***2) A possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar a inconstitucionalidade das prisões após condenação em segunda instância fez com que um “fantasma” da história política brasileira ressurgisse na internet: o pedido de intervenção militar, sob o pretexto de “limpar” as instituições. A ideia foi sugerida indiretamente em uma mensagem postada pelo filósofo Olavo de Carvalho em seu perfil no Twitter, na quarta-feira (16). Um dia antes, o jornalista Allan dos Santos, editor do site Terça Livre, simpatizante do governo e com trânsito na família Bolsonaro, postou texto com teor parecido, mas citou também sobre o AI-5. O AI-5 citado por Santos é o Ato Institucional Número 5, editado pela ditadura militar em 1968 e tido com o texto mais duro do regime. A norma cassou mandatos de parlamentares, impediu a eleição de governadores e prefeitos de capitais, e determinou a censura a produções culturais e jornalísticas. O repórter Olavo Soares, correspondente em Brasília, comenta a situação.

*** O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, e forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia a dia, um resumo de temas relevantes. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda. O programa é publicado às 17h30 no streaming do Spotify, Google Podcast, Deezer e no iTunes.

***

Ficha técnica: o ‘15 minutos’, podcast de notícias, é gravado no estúdio da Gazeta do Povo, em Curitiba # Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Jenifer Ribeiro, Laura Mingoti, Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.

A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

Qual é o problema nesse comentário?

Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

Confira os Termos de Uso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui