A Prefeitura de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), conforme havia prometido, apagou o grafite com a imagem da ativista sueca Greta Thunberg. A arte havia sido pintada, no último domingo (29), no viaduto do São Cristóvão, como parte do 1º Encontro Internacional de Grafitti.

 

Na sexta-feira (4), conforme o site Só Notícias, uma equipe da Secretaria Municipal de Obras cobriu com uma tinta verde o desenho, reprovado por produtores rurais e empresários do município.

Reprodução

 

 

A prefeitura alegou que o desenho “não estar dentro da proposta do projeto”, que visa abraçar a fauna e flora. Após a repercussão, a obra foi alvo de vandalismo e acabou na manhã desta terça-feira (1), com escritas e até tentativas de encobri-la.

 

 

Leia também – Prefeitura nega censura, mas manda apagar pintura da ativista ambiental Greta Thunberg

 

Segundo o site, em uma reunião com os artistas locais, foi pedido para que outra imagem fosse desenhada no local, mas houve a negativa. Então, foi mantida a decisão de apagar a arte.

 

Arte como instrumento de debate

Autor do grafite, Matias Souza, 32, é do Acre e estava participando do encontro. Ele, que está há 20 anos na profissão, ressalta que a Greta deu cara à luta ambiental mundial.

 

“Decidi reproduzir o retrato da jovem Greta porque o meio ambiente é um assunto muito importante e que está em evidência. Meu objetivo é promover a reflexão do assunto, independente de qual a posição ideológica, política, pois acredito que é importante debater e a arte proporciona isso”, disse ao . 

 

Matias entende que, em nenhum momento o regulamento do projeto e do evento foi descumprido. “Lamento ver que a liberdade de expressão não é efetivamente respeitada no Brasil”. 

 

Greta Thunberg

Com 16 anos, Greta Thunberg  ficou conhecida ao liderar um protesto pelo meio ambiente que levou às ruas mais de 1,5 milhão de estudantes em 100 países.

 

Há duas semanas, a jovem discursou durante a Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), diante de centenas de líderes globais. 

Seu navegador não suporta iframes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui