São Paulo – A gerente de relações institucionais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Fernanda Baltazar (foto), vai dar a palestra “Cidades inteligentes no mundo árabe – Panorama e prospectivas”, no dia 17 de outubro, às 19h15, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina. A atividade integra o Simpósio de Comércio Exterior, Gestão Portuária e Logística da universidade. A entrada é gratuita e o evento é aberto ao público.

“O conceito de cidades inteligentes vai muito além da tecnologia e da inteligência artificial, abrange a gestão de pessoas, o urbanismo, a energia, a gestão da água, do lixo, a segurança, entre outros aspectos”, explicou Fernanda à ANBA.

Ela vai falar sobre Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Marrakech e Casablanca, no Marrocos, e a cidade de Neom, que está em construção na Arábia Saudita. “A ideia é desmistificar os países árabes, mostrar que além de serem grandes importadores, principalmente do setor de alimentos – e de os países árabes do Golfo serem grandes investidores -, estes são países que têm interagido muito com as questões atuais de inteligência artificial e de cidades inteligentes”, disse a executiva.

Segundo ela, os árabes têm se voltado muito para a tecnologia para trabalhar a gestão pública de maneira estratégica, utilizando energias renováveis, materiais e serviços, voltando-se para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“O Marrocos tem trabalhado junto com a Europa para ser um polo não só de produtos e serviços, mas um referencial em energia limpa, melhoria na gestão pública e desenvolvimento econômico; o país quer ser um grande ator na África. França e Espanha apoiam e têm modelos de cidades inteligentes”, afirmou Fernanda.

O conceito de cidade inteligente, segundo ela, abrange a gestão das pessoas e sua interação com a energia e com os serviços, com o objetivo de promover um desenvolvimento econômico voltado para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Neom é uma cidade e zona econômica planejada de 26,5 mil quilômetros quadrados, que está sendo construída na região fronteiriça entre a Arábia Saudita, a Jordânia e o Egito. “A cidade de Neom é uma quebra de paradigma do país, que até dois anos atrás era super fechado e agora está se abrindo. Tem uma população extremamente jovem, com poder de compra. Os tomadores de decisão são internacionalizados e têm essa mentalidade (de abertura), e existe uma necessidade de reter esses talentos, atrair mão de obra, empresas internacionais, e essas grandes empresas querem estar em locais que tenham qualidade de vida”, destacou a gerente.

O evento é promovido pela Escola de Negócios da Univali e pretende contribuir com o desempenho profissional dos participantes, considerando as exigências do atual contexto das organizações e as necessidades de soluções inovadoras na área de logística. O simpósio reunirá acadêmicos, professores e profissionais do setor.

Na quarta-feira (16), o gerente comercial da Ambev de Santa Catarina, Rafael Bez Batti Maldonado, abre as atividades do evento com a palestra “Como encantar clientes no mundo logístico”, também às 19h15.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Univali. Mais informações pelo telefone da Escola de Negócios da Univali, (47) 3341-7772.

Serviço

A Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA) é o site de notícias da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, com sede em São Paulo, Brasil. Seu objetivo é promover a comunicação entre brasileiros e árabes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui