Quando o assunto é saúde mental, a tecnologia pode atuar como uma ferramenta de auxílio. Nesta terça-feira (22), o Centro de Valorização da Vida (CVV) lançou, em parceria com o Facebook, um bot no Messenger que utiliza inteligência artificial para agilizar os atendimentos e priorizar quem busca informações sobre prevenção do suicídio, bem como informações sobre o CVV e seus canais de ajuda pela sua página na rede social.

A experiência virtual busca resolver um dos principais desafios do CVV: facilitar o acesso a informações e aos seus canais de ajuda. Para acessar o bot, basta acessar a página oficial do CVV na rede social e clicar em “Enviar Mensagem”.

Adicionar tecnologia aos primeiros minutos do atendimento também ajudará o CVV a ganhar eficiência e economizar tempo de resposta. O bot possui respostas prontas para dúvidas administrativas, como, por exemplo, como se tornar um voluntário ou contribuir com a entidade. Para aqueles que estão procurando ajuda urgente, o bot no Messenger fornecerá informações e links para os canais de ajuda do CVV, nos quais encontram-se voluntários disponíveis para conversar, como o telefone sem custo de ligação 188, o chat no site do próprio CVV ou e-mail. Já para quem quiser saber mais sobre a organização ou quiser contribuir, o bot trará informações sobre o trabalho e a história do CVV, além de opções para doação.

“O CVV sempre buscou de forma contemporânea utilizar as novas tecnologias em equilíbrio com o atendimento humano que possibilite um encontro entre pessoas, para acolher de maneira eficiente aqueles que buscam por ajuda. Há 57 anos, quando o CVV foi fundado, o telefone era uma tecnologia para poucos, e já era um meio utilizado pela entidade”, afirma a voluntária e porta-voz do CVV, Elaine Macedo. “Assim como fomos a primeira organização para prevenção do suicídio a usar o chat no nosso website como forma de atendimento há alguns anos”, completa.

“Nos preocupamos muito com o bem-estar da nossa comunidade e trabalhamos com organizações em todo o mundo, como o CVV e a Safernet no Brasil, para fornecer apoio a pessoas que estejam passando por dificuldades emocionais”, diz a gerente de Programas de Bem-Estar do Facebook na América Latina, Daniele Kleiner.

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Sua inscrição foi registrada. Obrigado!

Site Parceiro do UOL Tecnologia © 2019 Canaltech

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui