Televisão

Ana Maria Braga na primeira semana do Mais Você, em outubro de 1999; programa completa 20 anos

Nesta sexta-feira (18), Ana Maria Braga e o Mais Você completam 20 anos na Globo. O programa estreou em 18 de outubro de 1999, e a titular foi contratada após chamar a atenção por seu sucesso no extinto Note e Anote, da Record. Em duas décadas, as receitas, entrevistas e o jeito de Ana Maria conquistaram o país. 

Devido à ocasião especial, o Mais Você de hoje será transmitido diretamente dos estúdios da Globo em São Paulo –onde foi produzido até 2008. Em dificuldades no Ibope, o programa se mudou para o Rio de Janeiro em 31 de março do mesmo ano, para poder ficar mais perto do elenco da Globo e tirar proveito disso.

Em uma nota enviada ao Notícias da TV, Ana Maria disse que a televisão mudou nesses 20 anos, mas que o principal objetivo do Mais Você nunca foi alterado. “O nosso foco, que é o contato com quem está do outro lado da câmera, não muda. A linguagem, abordagem, tipo de matéria que colocamos no ar, isso, sim, pode mudar”, declarou.

A “mãe” do papagaio Louro José reforçou que sua produção está ligada no que as pessoas do outro lado querem. “Hoje em dia, a gente consegue ter acesso a isso muito rapidamente”, disse Ana Maria, que prometeu novidades no matinal. “Ainda tenho muitos sonhos para realizar no Mais Você, e estamos incrementando cada um deles todos os dias”, finalizou.

Durante o Domingão do Faustão de 24 de março deste ano, Ana Maria Braga fez um convite formal para que Fausto Silva participasse do Mais Você. Amiga do apresentador, ela esteve na festa dos 30 anos dele na Globo, e pediu para que Silva –que nunca comparece a programas de entrevista– fosse ao seu café da manhã.

“Não é uma boa ideia?”, brincou Ana, na época. Faustão aceitou o convite e será o convidado especial da edição comemorativa nesta sexta (18). 

Confira 20 momentos em que Ana Maria Braga mitou na televisão brasileira:

Em 22 de novembro de 1999, no mês seguinte à estreia, Ana Maria deu a entender que estava sendo podada pela direção da Globo. “Eu não tenho saído feliz do programa. Será que eu tô sendo ‘Mais Você’ de verdade?”, refletiu a apresentadora, que tirou o seu ponto eletrônico do ouvido e disse que seu compromisso era apenas com o telespectador, com quem devia ser transparente. Assista:

Na manhã de 26 de agosto de 2001, Ana Maria Braga anunciou que sofria de câncer no intestino. Todo o bloco final foi dedicado ao tema, com a participação de telespectadores que telefonaram para desejar sorte no tratamento e do padre Marcelo Rossi, que rezou pela saúde da apresentadora. Ana iniciou a quimioterapia no mesmo dia, mas havia deixado programas gravados para cobrir sua ausência. 

Quatro meses depois do anúncio, Ana Maria Braga voltou aos poucos a apresentar ao vivo o Mais Você. A loira, que chegou a perder seus cabelos devido às sessões de quimioterapia, ficou emocionada ao dizer que estava curada da doença. Naquela edição, ela recebeu no estúdio cinco médicos do Hospital Sírio-Libanês, responsáveis por seu tratamento.

Em abril de 2003, Ana preparou um pudim de maria-mole. Fez tanto sucesso que a quantidade de acessos à receita publicada no site do programa derrubou o servidor da época, e o endereço ficou fora do ar durante quase um dia inteiro.

Em fevereiro de 2011, Ana Maria Braga recebeu Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente do Brasil. As duas conversaram sobre o tratamento que enfrentaram contra o câncer e sobre o espaço que a mulher ocupa na sociedade contemporânea. 

Durante uma matéria sobre um carro que não precisava de motorista, Ana Maria foi atropelada pelo veículo ao vivo. Apesar do susto e de ter machucado a boca e as mãos, logo a apresentadora se recuperou e voltou à apresentação. Relembre:

Em 8 de setembro de 2014, Ana começou o programa chorando porque sua neta, filha de Mariana Maffei, havia nascido. Ela mostrou pelo seu celular a foto da bebê, que nem tinha nome ainda, no colo da mãe.

Em abril deste ano, a apresentadora recebeu Palmirinha Onofre, sua colega de receitas culinárias no Note e Anote. O reencontro deixou Palmirinha tão emocionada que ela disse que poderia morrer naquele dia.

Aos 70 anos, Ana Maria Braga não deixa de ousar em seu programa. A apresentadora já apareceu com um vestido quase transparente, que já havia sido usado pela cantora norte-americana Beyoncé.

Logo no início do Mais Você, ainda em 1999, o programa exibiu o nascimento do papagaio. Na gravação, Ana Maria quebrou um ovo de Páscoa gigante em meio a um monte de gelo seco. De repente, saiu o Louro gritando “mamãe!” para a apresentadora. Uma cena que, hoje, renderia muitos memes… Assista:

Alvo de brincadeiras por ter um penteado parecido com o de Supla, em 2017 Ana Maria colocou o roqueiro para abrir uma edição do Mais Você. Ele até citou o famoso bordão “Acorda, menina!”. Só depois Ana Maria chegou para dividir o programa.

Todas as vezes que Xuxa foi ao programa, o encontro acabou numa guerra de bolos. “As pessoas não gostam que a gente faça isso, né?”, disse a Rainha dos Baixinhos no último embate, em 2009, quando Ana Maria despejou um flan na cabeça dela.

Em janeiro de 2010, Ana Maria foi apresentar uma reportagem especial sobre viagens de balão. Na hora de colocar as dicas de como voar em prática, a titular caiu ao tentar subir no meio de transporte.

Em maio de 2010, enquanto entrevistava a jornalista Glenda Kozlowski, que comentava a convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo na África do Sul, Ana Maria caiu ao tentar se sentar em uma cadeira de três pernas. “Fala a verdade, quem inventou uma cadeira de três pés? Isso não é cadeira!”, brincou, rindo.

Em abril de 2009, a apresentadora assutou seus telespectadores ao entrar no ar vestida de Madonna. Era uma homenagem à rainha do pop que, naquele mês, estampou a revista norte-americana Vanity Fair. Confira:

Enquanto apresentava uma matéria ao vivo sobre cachorros, em agosto de 2006, Ana Maria ganhou um banho de xixi de uma poodle. “Melhor eu levantar senão vou levar outra mijadinha”, disse a apresentadora, levando com bom humor.

Ana Maria defendeu Susana Vieira quando ela foi traída publicamente pelo então marido, Marcelo Silva. Em novembro de 2008, ele foi flagrado em um motel com outra mulher. Indignada com o escândalo, Ana Maria disparou ao vivo em seu programa que aquilo era vontade de aparecer às custas dos outros.

“Se você desaparecesse da face da Terra, seria uma coisa maravilhosa pra todo mundo”, finalizou a titular. No mês seguinte, o policial tirou a própria vida.

Para introduzir uma matéria sobre como quebrar coisas alivia o estresse, Ana Maria usou um taco de beisebol para destruir um monitor de computador. Depois, com protetores adequados, ela colocou todos os equipamentos do estúdio pelos ares. 

Em 2013, Ana Maria apresentou o programa usando um colar feito de tomates, para crititcar os preços absurdos do fruto no mercado. Depois, comemorou a baixa no valor do alimento dando mais voltinhas no colar. “Olha o meu cordão! Bom dia! Tomates”, escreveu ela nas redes sociais da época.

Em setembro, Ana Maria ganhou uma casa de passarinhos feita especialmente para o Mais Você. Só que o objeto nunca apareceu no programa. Telespectadores entenderam que ela recusou o presente feito por um artesão. Depois da saia justa, ela teve que explicar que o próprio fã não quis se desfazer da casa de pássaros, mas que, em breve, ela o visitaria.

Confira a primeira edição do Mais Você, exibida em 18 de outubro de 1999: 

Anuncie no Notícias da TV

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui