Secretaria de Saúde de Manhuaçu promove Novembro Azul na praça

MANHUAÇU (MG) – Mais uma vez, a Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu renova o compromisso com cada munícipe, com a contínua ação do trabalho de conscientização à saúde, a importância da prevenção, sobretudo, as doenças que são consideradas um tabu para boa parte da população.

Esse mês, a campanha “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, visa exatamente despertar os homens sobre o Novembro Azul, que traz como proposta ampliar e melhorar o acesso da população masculina adulta de Manhuaçu aos serviços de saúde, fortalecer as campanhas sobre a prevenção e promoção aos cuidados essenciais à saúde do homem. A campanha mundial Novembro Azul deve provocar a desmistificação da doença, excluir preconceitos, incentivar a realização de exames periódicos e, ainda promover orientações sobre os fatores de risco, cuidados com a saúde e desenvolver as ações de conscientização sobre o câncer de próstata. No dia 17 de novembro foi o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A cor azul oficial é usada como símbolo de combate à doença. Assim sendo, o Novembro Azul é o movimento, que prioriza as ações de conscientização sobre a neoplasia.

E, para sensibilizar toda a sociedade, sobretudo os homens do município, a Secretaria Municipal de Saúde, Atenção Primária, ESFs dos bairros Nossa Senhora Aparecida e São Vicente desenvolveram ações nesta quinta-feira,21, no centro da cidade a fim de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde, para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

As equipes de agentes,sob a coordenação das enfermeiras Sandra Barbosa (N.S.Aparecida ) e Dávia Corredouro(S.Vicente), com a parceria dos estudantes de enfermagem da Faculdade do Futuro e CEM atenderam dezenas de pessoas, com aferição da pressão arterial, glicose e encaminhamento do pedido de exame PSA(Antígeno Prostático Específico).Eles também distribuiram folders informativos, sobre a importância de cuidar da saúde.

O morador Valdir Custódio Moreira, residente na localidade do Barreiro passou pelo centro, aproveitou para aferir a pressão e medir a glicose. Segundo ele, há 8 anos atrás realizou o exame PSA e foi fundamental para o acompanhamento específico. “Acho importantíssimo a ação e conscientização, sobretudo dos homens, que devem realizar exame preventivo”,disse.

 Para Gersoir Garcia, 71 anos, graças a realização do exame PSA foi possível detectar uma alteração na próstata. “Os homens precisam ter mais consciência e encararem com naturalidade o procedimento. A partir dessa ação pude descobrir algo e, torna-se fundamental nossa preocupação com a saúde. Ação dessa natureza deveria acontecer mais vezes, para conscientizar toda a população”, ressalta Gersoir Garcia.

As ESF´s estão intensificando as ações nas Unidades de Saúde com sala de espera, ações específicas, agendamentos, solicitação de exames e encaminhamentos quando necessário para avaliação médica.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *