text.compare.empty.header

label.searchBox.help2

Você provavelmente já ouvir falar na plataforma Udemy, um site que oferece milhares de cursos on-line e que é, atualmente, o marketplace líder global para ensino e aprendizado.

Mas a pergunta que não quer calar é: Udemy é bom? Vale a pena se matricular nos cursos oferecidos? Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre esse site e veja as nossas dicas para usá-lo da melhor forma possível!

Udemy é uma plataforma de educação a distância fundada em 2010 nos Estados Unidos. Hoje, está disponível nos mais diversos idiomas e reúne professores e alunos ao redor do globo.

No site, instrutores podem oferecer cursos on-line e usuários podem se matricular naqueles que os interessam. Porém, ao contrário de plataformas de ensino gratuito, os cursos Udemy são pagos. Os valores costumam partir de cerca de R$ 20.

No total, estão disponíveis cerca de 100 mil cursos on-line, divididos em 13 categorias:

Desenvolvimento;

Negócios;

Finanças e contabilidade;

TI e software;

Produtividade;

Desenvolvimento pessoal;

Design;

Marketing;

Estilo de vida;

Fotografia;

Saúde e fitness;

Música;

Ensino e estudo acadêmico.

Para se inscrever em um curso, é preciso se cadastrar no site e efetuar a matrícula adicionando alguma forma de pagamento (cartão de crédito e Paypal são as principais). É possível acessar os cursos usando diferentes dispositivos, incluindo desktop, notebook e smartphone.

Afinal, Udemy é bom? Vale a pena estudar usando essa plataforma? A resposta para essa pergunta é: depende. Fazer um curso Udemy pode ser ótimo, se você souber escolhê-lo. Veja algumas dicas para usar a plataforma de forma inteligente.

Investigue o curso

Assim como no mundo off-line, na Udemy há cursos bons e ruins, professores competentes e professores menos preparados, aulas que valem o preço e outras que não. Se você fosse escolher um professor particular presencial, o que faria? Pesquisaria sobre ele, não é mesmo?

Para escolher cursos Udemy você deve fazer o mesmo! Leia com atenção a descrição, o conteúdo e o planejamento de aulas do curso, verifique se ele fornece um certificado, assista à prévia disponível e o mais importante: leia sobre o(a) professor(a). Confira não apenas a biografia disponibilizada na página do curso, mas pesquise sobre ele(a) na Internet, em sites como o LinkedIn.

Escolha um curso bem avaliado

Ao escolher um curso off-line, também buscamos a referência de outras pessoas, certo? Faça o mesmo na Udemy. Confira quantas pessoas avaliaram o curso desejado e qual é a sua nota média. Mas não pare por aí: leia algumas avaliações e veja se, a partir do que ex-alunos dizem, a aula parece interessante e proveitosa o suficiente para você.

Verifique os requisitos e os conteúdos para saber se você está preparado

Mesmo que o curso desejado não apresente nenhum pré-requisito, veja quais são os conteúdos que serão apresentados e certifique-se de que você está preparado(a) para absorver aquele conhecimento. Se uma pessoa mal sabe usar o computador, por exemplo, talvez seja necessário aperfeiçoar essa habilidade antes de fazer um curso de Photoshop básico, não é?

Certifique-se de que você tem tempo e disciplina

Será que vale a pena adquirir um curso on-line se você não vai poder se dedicar a ele? Verifique quantas horas você precisará gastar para realizar o curso e estabeleça uma rotina, de forma a tirar o máximo de proveito das aulas.

É verdade que uma grande vantagem da Udemy é a flexibilidade que a aprendizagem on-line oferece. Por outro lado, será que realmente faz sentido pagar por um curso ao qual você só dedicará uma hora a cada duas semanas? Quanto de aprendizado você realmente vai tirar desse investimento?

Não se deixe levar pelas promoções

Quem conhece bem a plataforma Udemy sabe que ofertas promocionais são bastante comuns no site. Há vários cursos com até 95% de desconto na matrícula! Tais promoções podem parecer imperdíveis e é provável que várias delas levem você a encher o seu carrinho de cursos. Mas esse pode não ser um bom negócio. Pense bem antes de se matricular e não faça escolhas por impulso.

Seguindo essas dicas, você logo descobrirá que o Udemy é bom para quem sabe usá-lo bem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui