Dia Nacional de Ação de Graças é celebrado com ações sociais no Recife

É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.

Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.

Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.

É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.

Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.

É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.

Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.

É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.

Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.

Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.

Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.

A celebração do Dia Nacional de Ação de Graças (DNAG), que acontece na quinta-feira (28), será marcada por uma grande ação social gratuita de assistência à saúde e cidadania, que será realizada das 8h às 16h no Parque Treze de Maio, no bairro de Santo Amaro, no centro expandido do Recife. A 13ª edição do evento, que entrou para o calendário oficial de Pernambuco por meio da Lei 17.620, é promovida pelo Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do DNAG, e tem como tema deste ano “Tudo floresce onde há gratidão”.

“Quanto mais gratos nós somos, mais a vida sorri para a gente, mais a vida se abre. Essa é a nossa convicção. Por isso, escolhemos este tema para este ano”, disse o secretário geral do Comitê Brasileiro do Movimento de Resgate do DNAG, Wilson Pires. 

Entre as ações ofertadas no DNAG área de saúde, serão oferecidos atendimentos nas especialidades de urologia, cardiologia, clínica médica, pediatria, fisioterapia, oftalmologia e odontologia, também serão realizados exames de prevenção do colo de útero, mamografia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C. Além disso, quem for ao Parque Treze de Maio na quinta poderá participar de palestras de orientação sobre saúde bucal.

Por meio de parcerias com órgãos públicos e privados, serviços de cidadania, como a emissão de carteira de identidade, certidão de nascimento, casamento e óbito, também serão oferecidos nesta 13ª edição do DNAG. Junto a isso, haverá ainda orientações ao consumidor, consultas e certidões no Detran Móvel, orientação jurídica e profissional.

Na parte de bem-estar serão oferecidos cortes de cabelo unissex e limpeza de pele. A área infantil estará recheada de atividades que serão realizadas no colégio Ana Rosa, em frente ao Parque Treze de Maio. Na instituição, os pequenos receberão brindes que serão distribuídos pela organização do Dia Nacional de Ação de Graças. “Os profissionais estarão ali, de forma voluntária, prestando seus serviços por gratidão a pessoas”, conta Wilson Pires.

As atividades acontecerão durante todo o evento, com limitação de quantidade. A partir das 7h, as fichas serão distribuídas e os atendimentos terão início às 8h, se estendendo até às 16h. Para ter acesso aos atendimentos de saúde, basta apresentar documento oficial com foto, exceto para o exame de prevenção do colo do útero, pois é obrigatória apresentação do cartão Sistema Único de Saúde (SUS) e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Para os serviços de cidadania, as informações sobre os documentos necessários estão disponíveis no site do DNAG ou pelo telefone (81) 3252.6008.

De acordo com Wilson Pires, a grande novidade do DNAG é a árvore da gratidão. Ele explica que, ao chegar no parque, todos vão encontrar uma árvore artificial sem folhas e poderão fazê-la florescer com sua gratidão. Isso vai ser feito ao longo do evento, quando voluntários vão estimular as pessoas a escreverem em folhas, oferecidas pela organização do DNAG, qual é o motivo da sua gratidão. Além disso, quem estiver no Parque Treze de Maio durante o evento receberá abraços de voluntários.

No Brasil, o Dia Nacional de Ação de Graças tem como referência o “Thanksgiving Day”, o DNAG dos Estados Unidos, e passou a ser celebrado após o então embaixador do Brasil nos EUA, Joaquim Nabuco, declarar que “quisera que toda humanidade se reunisse no mesmo dia para um grande agradecimento a Deus”. No entanto, só em 1949, quando o presidente Eurico Gaspar Dutra sancionou a Lei Federal nº 781/49, a data passou a ser celebrada oficial no país, sempre na quarta quinta-feira de novembro.

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *