Para Josué Eraldo da Silva, da Jacitara Holding, o setor da construção civil visa a superação sobre a capacidade de solucionar problemas enfrentados há muitos anos na indústria, como a gestão de projetos e a compatibilização entre eles.

Essa tecnologia, de acordo com Josué Eraldo da Silva, é sobre uma Modelagem de Informação da Construção que possui como foco especificar e unir as informações e os atributos dos projetos de uma construção de forma integrada e organizada.

Conquanto, embora não seja especificamente um software, há softwares baseados no BIM que proporcionam um modelo 3D detalhado da obra, muito mais minucioso e próximo do resultado final do que os protótipos 2D ou mesmo modelos que só possuem meros dados visuais em 3D.

E essas inovações são pensadas exatamente para uma construção civil, onde a era digital pode auxiliar em diversos setores dentro dela. O uso de tecnologias, como exemplo o BIM, pode auxiliar na etapa do planejamento, e posteriormente a ele.

É possível tornar projeto das obras mais eficiente, assim problemas na execução e no pós-obra são radicalmente evitados. Isso reduz os custos e agiliza a execução de uma obra, além de aumentar a qualidade das edificações.

A tecnologia pode transformar o andamento de uma obra, assim todos os processos de uma obra ocorrem de maneira integrada, possibilitando a resolução de problemas de maneira ágil, otimizando o tempo de trabalho e acarretando em uma maior assertividade nas etapas.

Através dessas inovações, o setor está tornando-se mais adepto e os profissionais vêm adotando técnicas mais modernas e eficientes de construção. Afinal, é visível que com a implementação da tecnologia todas as etapas de uma obra são beneficiadas, desde a gestão de projetos até o pós-obra.

No Brasil, o uso desse sistema já está disponível no mercado, e vem se tornado foco para novas tecnologias no setor. Com isso, a construção civil consegue acompanhar um mercado cada vez mais exigente por soluções tecnológicas para os problemas.

Portanto, o BIM pode ajudar na construção na medida em que é solucionado erros, dessa forma, os problemas podem ser evitados ou então devidamente controlados. Sendo totalmente aplicável e desejável atualmente em uma construção, toda empresa que acompanha o mercado competitivo necessita se adequar a essa novidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui