André estava a caminho do aeroporto, quando outro amigo perguntou por Tom, que deveria viajar e não atendia o telefone. ‘Papai do céu estava precisando de um cara maneiro, fera, paizão e amigo de todo mundo’, disse o ator, muito abalado. Ainda não se sabe a causa da morte. André Marques fala sobre a morte do amigo Tom Veiga, intérprete do Louro José
O ator e apresentador André Marques divulgou um vídeo, muito emocionado, sobre a morte do também ator Tom Veiga, que interpretava o Louro José no programa de Ana Maria Braga. Amigo próximo, ele contou que foi o primeiro a chegar neste domingo (1º) na casa de Tom, onde já o encontrou morto.
Até a última atualização desta reportagem, a causa da morte não havia sido divulgada. De acordo com informações da 16ªDP (Barra da Tijuca), o caso está em investigação.
Com dificuldades para falar, André Marques contou que recebeu uma ligação de um amigo em comum com o Tom, perguntando se eles estavam juntos.
“[O amigo perguntou] ‘André, você está com o Tom? Porque ele tinha que ir para São Paulo, você também não tinha que ir para São Paulo?” Porque eu ia. Aí, eu estava indo para o aeroporto e eu voltei. Falei: ‘vou lá na casa dele porque ele não está atendendo’. Aí, eu fui o primeiro a chegar lá [embarga a vou, muito emocionado].”
“Peço para vocês orarem por ele porque a essa hora ele já está fazendo um monte de gente rir. Papai do céu estava precisando de um cara maneiro, fera, paizão e amigo de todo mundo, uma unanimidade. Deveria estar sem muita gente lá assim, só pode ser (…) Ele era um cara demais.”
FOTOS: Louro José
VÍDEOS: relembre a carreira de Tom Veiga
ANA MARIA: ‘Perdi meu parceiro de todo dia, meu amigo, meu filho’
REPERCUSSÃO: famosos lamentam morte do ator
VÍDEO: Tom Veiga foi convencido por Ana Maria a fazer Louro José
MEMÓRIA GLOBO: a criação do Louro José
André lembrou da proximidade com Tom e contou que eles se viam quase todos os dias.
“É muito difícil para mim, falar do Tom porque era um dos meus melhores amigos. Eu acabei de chegar lá da casa dele. A gente estava todo dia juntos, todo dia via aqui em casa, na minha loja, eu fazia comida para ele. Ele era um personagem de sucesso, mas ele era mais sucesso ainda. Era um cara querido. Eu apresentava ele para os outros: ‘Ele que faz o Louro José’. ‘Caraca, pô, grava um vídeo, grava um áudio para a minha mãe, que é sua fã’. Ele fazia para todo mundo.
Initial plugin text
A atriz Dany Bananinha compartilhou uma foto com Tom Veiga e André Marques. Segundo a postagem, os dois haviam conversado na tarde de sábado (31) e combinaram um encontro para horas mais tarde, com André Marques, mas Tom não apareceu.
“Amigo, tudo bem? Vamos no André daqui a pouco e Teresuda vai hoje! Vamos? Umas 14hs”, convidou Dany. “Claro que sim! Estarei lá”, respondeu Tom.
“Ontem vc não chegou e se eu soubesse que essa seria nossa última mensagem, eu teria te agradecido. Agradecido por vc ter sido um amigo tão querido, gentil, carinhoso, que amava dar risada, um cara fora curva de tão legal 😭 Obrigada amigo por tudo, obrigada por ter feito por tantos anos a alegria das minhas manhãs 🦜 com seu talento. #louroJosé Vou guardar a lembrança das nossas risadas e do amigo que queríamos sempre por perto. Vai com Deus, fica em paz🙏🏼 Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar… 💔 Que Deus conforte todos os familiares e sua grande companheira”, postou.
Tom Veiga em depoimento ao Memória Globo, 2019
Fabrício Mota/Globo
20 anos no ‘Mais Você’
Veiga trabalhou no “Mais Você” desde a estreia do programa, em 1999. Responsável pela voz e pela manipulação do Louro José desde que o personagem foi criado, em 1996, ficou conhecido pelas tiradas de humor.
“O Louro José é encrenqueiro, rabugento, chavequeiro, galanteador, mas é muito divertido, inteligente. Às vezes, quando eu revejo um programa, eu me pego dando risada. Eu dou risada com o Louro. O legal na personalidade dele é que cresceu, mas continua uma grande criança”, disse Veiga em depoimento ao site Memória Globo.
Ana Maria Braga lamentou a morte de Veiga. “Perdi meu parceiro de todo dia, meu amigo, meu filho”, escreveu ela em rede social. Em nota, a TV Globo informou que Ana Maria vai apresentar ao vivo o “Mais Você” nesta segunda-feira (2) “em homenagem ao seu grande amigo e companheiro de jornada”.
Morre o ator Tom Veiga: personagem Louro José foi criado em 1996
O surgimento do Louro José
O papagaio Louro José foi idealizado por Ana Maria Braga em 1996, informa o Memória Globo. Na época, ela apresentava o programa “Note e Anote”, na Record, que entrava no ar após a programação infantil. Por esse motivo, ela teve a ideia de fazer um personagem que chamasse a atenção das crianças.
“Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio. Eu tenho um em casa chamado Louro José. Ele fala e assobia o hino nacional”, lembrou Ana Maria em depoimento.
“E eu disse: ‘Vamos pôr o Louro’. Fiz um primeiro rascunho do desenho e pedi para uma pessoa que desenvolvia bonecos fazê-lo. Ele nasceu todo mambembe. Depois a gente foi ajeitando, mudando a espuma, até que ele virou global – aí ficou um astro, lindo. É um filho mesmo.”
Tom Veiga adorava pregar peças na Ana Maria Braga; relembre campeonato de pegadinhas
Initial plugin text