
Com a competitividade de mercado e a dificuldade de reter e conquistar novos clientes, uma empresa deve estar adepta às melhores estratégias que proporcionem resultados para as suas vendas. A empresária Cristina Mosolf esclarece que, atualmente, uma estratégia de Marketing é eficiente na atração e conversão de clientes para o seu negócio: o Inbound Marketing.
Com tradução direta do inglês, Inbound Marketing pode ser entendido como Marketing de Atração, isso porque, seu princípio está na busca do cliente pela empresa, e não o contrário. Assim, Cristina Mosolf explica que são elaboradas e aplicadas ações que visam atrair clientes em potencial para o site para a empresa poder trabalhar o relacionamento com esse usuário através de conteúdo personalizado e autoral.
Assim, Cristina Mosolf informa que o processo cria uma orientação ao público e potenciais clientes sobre o segmento de seu negócio, transformando-o em uma referência de conteúdos relacionados ao mercado de atuação que, por consequência, cria uma influência no poder de compra dos consumidores.
Para isso, o Inbound Marketing trabalha com cinco pilares sequenciais que são fundamentais: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar. Cristina Mosolf comenta que essas se complementam de maneira inteligente e, para o sucesso da estratégia de Inbound Marketing, as etapas devem ser seguidas e devidamente aplicadas nos processos da empresa.
Atrair
Para o Inbound Marketing, o processo é linear: um site sem visitas não gera leads. Por isso, Cristina Mosolf esclarece que a primeira etapa consiste na conversão de energia e investimento para produzir conteúdos legítimos da marca que gerem um acesso espontâneo por parte dos consumidores. Ou seja, a procura do cliente pela marca e não o oposto. Isso gera um público com maior engajamento e potencial de compra e consumo dos produtos.
Converter
A etapa de conversão é explicada por Cristina Mosolf como o complemento da anterior: nela, as estratégias serão voltadas para tornar o visitante um Lead. Afinal, um site com muitas visitas e pouca conversão dos usuários não resultará em retenção e criação de clientes da marca.
Relacionar
Quando se pensa em jornada de compra, existem diversas etapas que antecedem o período real da compra. Desse modo, Cristina Mosolf ressalta que a empresa deve respeitar esses momentos e procurar atrair seu público de modo que os estágios sejam avançados até o momento de compra.
Vender
Assim, todo esse trabalho de atração e nutrição do Lead criará o avanço para a próxima etapa: o processo de vendas. Cristina Mosolf comenta que esse é o resultado da produção das etapas anteriores, que impactam diretamente nas demandas e na geração de oportunidades de negócios que a empresa terá na etapa de vendas.
Analisar
Por fim, analisar consiste em recolher os dados de resultados e informações referentes às demais etapas produzidas pelo Inbound Marketing. Cristina Mosolf explica que, através desse passo, é possível analisar a performance da empresa, identificar quais foram as ações que tiveram melhores resultados e descobrir, então, como aprimorar processos e corrigir erros.