Com o aumento das atividades exercidas no trabalho remoto, a necessidade de reuniões de alinhamentos, dentre outras pautas, superou as expectativas de colaboradores e gestores. Desse modo, visando auxiliar líderes e coordenadores a desempenharem um bom papel dentro das organizações, o empresário experiente, Marco Antonio Carbonari, separou dicas de como gerir da melhor maneira reuniões online. Vale ressaltar que tais dicas servem em reuniões presenciais da mesma maneira. Desse modo, confira o artigo e saiba como aprimorar seu trabalho de gestor. 

Defina um objetivo com a reunião 

O primeiro e mais importante passo para organizar uma reunião, segundo o empresário Marco Antonio Carbonari, é definir um objetivo claro em relação ao encontro. Portanto, estabeleça no assunto do email títulos referentes ao tema que será abordado, como “reunião de alinhamento de projeto”, “direcionamentos referentes à campanha de março”, “resultados obtidos – campanha X”, e assim por diante. Desse modo, os colaboradores e funcionários incluídos estarão cientes do tema da reunião e se inclinarão para esse tema. 

Organize pautas

Além disso, outro ponto igualmente importante é referente à organização de pautas. Marco Antonio Carbonari explica que um dos maiores erros que um gestor pode cometer é convidar pessoas para reuniões sem fundamento. Dessa maneira, é importante criar um roteiro com começo, meio e fim para as referidas reuniões, afinal, há otimização de tempo para todos os membros da equipe, bem como pautas assertivas, produtivas e eficientes.

Diante de um problema, ofereça a solução 

Continuamente, o empresário Marco Antonio Carbonari salienta a importância de assumir uma postura de líder e, diante de problemas, é interessante pensar em soluções viáveis, afinal este é um dos papéis de um gestor. Contudo, também é importante abrir espaço para que os colaboradores possam exalar suas ideias e sugestões.

Abra espaço para ideias

Nesse sentido, é de extrema vantagem que o gestor assuma, acima de um papel de líder, o papel de mediador. Desse modo, procure tornar o ambiente agradável e convidativo a ponto dos colaboradores se sentirem confortáveis para compartilhar ideias, pautas e sugestões. Tenha em mente que os funcionários são a alma do negócio e, por estarem à frente das atividades da organização, possuem insights que outros gestores não possuem. Desse modo, aproveite todas as mentes pensantes e ideias compartilhadas. 

Convite, horário e pessoas

Por fim, Marco Antonio Carbonari enfatiza a necessidade de organizar de maneira meticulosa a reunião, enviando e-mails de convite, colocando as pessoas corretas, isto é, as que estão ligadas ao projeto ou campanha, definindo um bom horário para a equipe etc; são pontos específicos que fazem a diferença no final. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui