Um túnel recentemente descoberto de cerca de 500 metros sob a fronteira entre os Estados Unidos e o México tem um sistema ferroviário, eletricidade e um sistema de ventilação, disseram autoridades federais na segunda-feira (16) quando anunciaram acusações de drogas contra seis pessoas na Califórnia, nos EUA.

A passagem foi descoberta na sexta-feira (13) por uma força-tarefa liderada por investigadores do Departamento de Segurança Interna dos EUA que estavam vigiando um suposto tráfico de drogas em uma casa em National City, ao Sul de San Diego, de acordo com um comunicado do Departamento de Justiça.

A polícia seguiu uma pessoa da casa até um armazém no bairro de Otay Mesa, em San Diego, cerca de 100 metros ao Norte da fronteira com o México.

Essa pessoa, junto com várias outras, foi presa depois que as autoridades encontraram drogas em seus veículos, disse o Departamento de Justiça em uma queixa criminal.

Enquanto vasculhavam o armazém, as autoridades encontraram um “sofisticado ponto de saída do túnel transfronteiriço esculpido no chão de cimento”.

O túnel se estende de Tijuana, no México, por cerca de 500 metros até o armazém em Otay Mesa. Tem 18 metros de profundidade e 1,2 metros de diâmetro. Os construtores até reforçaram as paredes.

“Não há mais luz no final deste túnel de narcotráfico”, disse o procurador dos EUA Randy Grossman. “Vamos derrubar todas as rotas de contrabando subterrâneas que encontrarmos para impedir que drogas ilícitas cheguem às nossas ruas e destruam nossas famílias e comunidades”.

O Departamento de Justiça disse que esta é a 90ª descoberta de túnel no Sul da Califórnia desde 1993 e a primeira desde março de 2020 (que também terminou em um armazém de Otay Mesa). O túnel mais longo – 1,3 km – foi descoberto em janeiro de 2020. Dessas passagens, 27 foram consideradas “sofisticadas”.

Seis pessoas que vivem no Sul da Califórnia foram acusadas de conspirar para distribuir quase 800 kg de cocaína, acrescenta o comunicado. Dois réus também são acusados de tráfico de heroína e metanfetamina. Além da cocaína, 164 quilos de metanfetamina e 3,5 quilos de heroína foram apreendidos pelas autoridades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui