Você sabia que praticamente todas as nossas ações estão relacionadas com diferentes emoções e sentimentos? Sergio Wilfrido Vasques Benitez, empresário e entusiasta do autoconhecimento, acredita que, seja na vida pessoal ou profissional, esses aspectos são determinantes para influenciar o ambiente em que estamos, às pessoas com quem convivemos e, principalmente, nós mesmos. 

Como o ser humano é emocional, está propício a experimentar diversos sentimentos ao longo de sua rotina diária, o que o leva a desencadear reações e influenciar decisões. Por isso, não saber lidar com sentimentos e emoções, nem como controlá-los pode prejudicar diferentes aspectos de sua vida. Sendo assim, é fundamental compreendê-los e gerenciá-los. 

Emoções e sentimentos: qual a diferença?

Apesar do uso intercambiável que muitos dão aos sentimentos e emoções, um não é sinônimo do outro. De fato, são conceitos correlacionados, isto é, não há emoções sem sentimentos e vice-versa. Mesmo assim, o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez comenta que, para muitos, pode ser difícil distinguir um do outro.

As emoções devem ser, segundo Sergio Wilfrido Vasques Benitez, entendidas como experiência fisiológica. Ou seja, reações químicas e elétricas do cérebro a um estímulo externo, fazendo com que reações corporais se originem como resposta. Elas ocorrem no inconsciente através da liberação de hormônios que desencadeiam lágrimas, risos, tremores, vermelhidão na face, etc. Elas devem ser entendidas também como um reflexo das experiências, pensamentos, ações, crenças e desejos. 

São as emoções que dão origem aos sentimentos. Estes, por sua vez, são as percepções subjetivas das emoções, isto é, a tomada de consciência da experiência emocional. Os sentimentos podem ser modelados por crenças, experiências passadas, memórias, pensamentos e personalidades voltadas para uma emoção específica.

De acordo com o amante de autoconhecimento, Sergio Wilfrido Vasques Benitez, alguns exemplos de emoções são: alegria, tristeza, medo, nojo, raiva, desprezo e surpresa. Já os sentimentos resultantes destas podem ser: gratidão, melancolia, amor, culpa, compaixão, remorso, curiosidade, decepção, felicidade, prazer e solidão.

Como lidar com emoções e sentimentos?

Esclarecido o conceito de emoções e sentimentos, é preciso compreender que estes podem nos distrair dos afazeres e objetivos, fazendo com que percamos o foco e nos tornemos improdutivos. Além do mais, por serem contagiantes, podem influenciar, positiva ou negativamente, o clima do ambiente e os demais que estão ao seu redor. 
Por isso, o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez acredita que, lidar com os sentimentos e emoções, pode ser desafiador, mas, ao mesmo tempo, trata-se do desenvolvimento de hábitos fundamentais. São estes: o autoconhecimento, diálogo, comunicação ativa, escuta ativa e empatia. Cada um desses hábitos pode ser desenvolvido por meio da reflexão e com o auxílio de um profissional que ajude você a identificar pontos de melhoria, compreender seu interior e, a partir disso, saber aceitar melhor essas sensações e trabalhar com elas nas diferentes áreas de sua vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui