Segundo o urologista Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, a infecção de urina é a presença anormal de patogênicos causadores de doenças, em alguma região do trato urinário e, apesar de ser mais frequente em mulheres, homens também podem ser afetados. Os sintomas vão de uma urgência para urinar, dor e ardor ao urinar e muito desconforto.

Nos homens, alguns fatores aumentam as chances de causar a infecção de urina, entre eles, a prática de sexo sem preservativos, pouca ingestão de liquidos, retenção de urina por tempo elevado e por aí vai.

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes explica que há formas para prevenir a infecção por meio de alguns cuidados na rotina como por exemplo:

  • Não reter urina;
  • Ingestão de líquidos em grande quantidade;
  • Urinar após relações sexuais para esvaziar a bexiga e diluir a urina;
  • Usar preservativo durante a relação sexual;
  • Redução de ingestão de cafeína e álcool também ajudam a prevenir a retenção na bexiga;

É importante ressaltar que o diagnóstico pode ser feito pela própria pessoa, mas em alguns casos, é possível realizar exames de urina, cultura de urina e exames de imagem.

O tratamento depende do tipo e da gravidade da infecção. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes conta que, geralmente, o tratamento consiste em antibióticos e analgésicos para aliviar os sintomas.

Em casos mais graves (que se manifestam com quadros de febre, vômito e náusea), o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes revela que pode ser exigido uma internação hospitalar, onde medicamentos serão administrados por endovenosa.

Fique atento aos sintomas e cuide de sua saúde e se precisar de auxílio médico, não hesite em se consultar com um urologista. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes está à disposição para ajudá-lo. Acesse: http://marcofortes.med.br/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui