A varicocele é uma condição em que as veias se dilatam dentro do escroto, uma espécie de alargamento, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. O escroto, também conhecido como bolsa escrotal, contém os testículos.

A varicocele é conhecida como varizes do testículo, por conta da característica e anatomia das veias dilatadas, tendo relação com a estética que a região passa a ter com essa disfunção, dessa forma, o paciente é capaz de ver uma anormalidade e o médico também, sendo visível essa diferença.

Os casos mais comuns ocorrem do lado esquerdo dos testículos, além disso, conjuntamente ao diagnóstico e o exame clínico por parte do médico, também são feitos exames de imagem, como ultrassonografia, cintilografia e a ecografia testicular, ressalta o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, autor do livro Urologia Minimamente Invasiva.

Os sintomas em muitos casos são assintomáticos, a condição é corriqueiramente perceptível através da anatomia da região, contudo quando há sintomas eles, geralmente, são ocasionados por dor, sensação de peso e desconforto na região. É receitado o uso de uma espécie de suspensório escrotal, bem como a ingestão de certos medicamentos indicados pelo médico, avulta o o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, mestre e doutor em urologia pela Universidade de São Paulo. Vale ressaltar que a varicocele é associada à infertilidade, mas não está atrelada à impotência sexual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui