Não é novidade para ninguém que a leitura faz bem, prova disso são os estudos que indicam que ler ajuda a desenvolver o cérebro, ter melhor desempenho acadêmico e até mesmo a criar uma sociedade mais igualitária. Para quem gosta de ler assim como Rafael Libman, estimular crianças a tomar gosto pelo hábito de ler é essencial.

Mas afinal, como incentivá-las a fazer isso: a seguir algumas dicas úteis para ajudar pais e educadores a incentivarem a leitura:

  • Leia também: Crianças aprendem com exemplos: O hábito da leitura é um ato cultural, então é muito importante que os adultos desenvolvam esse hábito para que a criança também aprenda a desenvolver. Os pequenos nos enxergam como espelho.
  • Crie um tempo para ler: Reserve momentos em família para atualizar a leitura. Você com seus livros, as crianças com os delas e depois podem todos se reunir para  conversar sobre os temas lidos.
  • Incentive a leitura de outros gêneros: “Ninguém aguenta viver na mesmice!”- relata Rafael Libman, é normal interesse das crianças em enciclopédias ou livros de receitas, tudo que gera curiosidade é bom e agrega conhecimento.
  • Tenha contato com livrarias: Busque sempre frequentar livrarias, bibliotecas, bienais e feiras do livro. Além de ser possível aproveitar a  programação relacionada à leitura, esse hábito é rico para gerar incentivo.
  • Não torne a leitura obrigação: Rafael Libman ressalta que forçar as crianças a ler não é legal, por isso é importante tomar cuidado para não fazer que a leitura seja mais uma obrigação da vida. Ler deve ser divertido para as crianças para que se torne um hábito longínquo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui