A uva zinfandel é uma das principais uvas produzidas nos Estados Unidos, tendo seu principal foco na Califórnia. Marco Antonio Carbonari, proprietário da vinícola Villa Santa Maria, nos  trouxe hoje algumas informações sobre essa uva tão querida, veja a seguir:

Responsável pela elaboração de vinhos com sabor intenso e alto teor alcoólico, a uva zinfandel se originou da uva Crljenak Kaštelanski da Croácia. Marco Antonio Carbonari conta que foi levada para a Itália, produzindo vinhos muito conhecidos no Brasil, como Primitivo di Manduria e o Primitivo del Salento.

Ganhou o nome de zinfandel no século 19 quando foi levada para a Califórnia e assim se popularizou. Segundo Marco Antonio Carbonari, atualmente a uva representa 90% da produção de vinho dos Estados Unidos.

A zinfandel tanto na Croácia quanto na Itália e nos Estados Unidos o terroir se constitui por regiões secas e de altas temperaturas, desenvolvendo mais açúcar durante o processo de fermentação e, consequentemente, elaborando vinhos de alto teor alcoólico, chegando a 15%.

Marco Antonio Carbonari explica que o sabor dos vinhos tendem a apresentar notas de frutas vermelhas, sendo morango quando ainda jovem e amora quando envelhecido. Os vinhos elaborados na Itália com a uva zinfandel, por sua vez, não são tão frutados, se mostrando mais rústico e com taninos mais perceptíveis.

A variação tem um sabor forte e dominante, assim como a Malbec e a Cabernet Sauvignon, permitindo que sua harmonização seja bem sucedida com sabores mais complexos como churrasco condimentado e, para massas, pizzas com embutidos e macarrão com molho.

Quer saber mais sobre vinhos? Marco Antonio Carbonari convida a todos a uma visita a Villa Santa Maria. A vinícola está localizada no Vale do Baú em São Paulo e pede agendamento prévio pelo número: (12) 9 9649-2728.

Obtenha mais informações acessando o site: https://villasantamaria.com.br/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui