Vender um produto com preços diferentes conforme a aparência do cliente é uma prática considerada desleal. No entanto, em tempos de compras on-line é cada vez mais difícil escapar dessas armadilhas. No Dia Mundial do Consumidor, nesta quarta-feira (15), com tantas promoções, vale ficar atento.
Entre as reclamações, clientes relatam diferença no valor de mercadorias quando a pesquisa para a aquisição dos produtos é feita por aparelhos celulares com sistemas operacionais diferentes: iOS (iPhone) e Android. Um caso recente viralizou no Twitter e no Tik Tok. Um usuário que pesquisava preços de passagens aéreas e identificou a diferença na cobrança entre Windows e MacBook e entre Android e IOS.
Outras situações também já foram relatadas no Reclame Aqui. De acordo com o consumidor, os preços do frete de um produto comprado via aplicativo delivery de comida era diferente quando os usuários usavam um aparelho iOS ou Android.
“No iPhone o valor é mais caro. Como assim? O que a taxa de entrega tem a ver com o aparelho? Muito estranho isso”, disse o consumidor.
Reclamação de consumidor com preços diferentes de fretes. (Reprodução/Reclame Aqui)
A empresa respondeu e disse que verificaria a ocorrência. E pediu, caso o cliente tivesse, prints de valores divergentes conforme o sistema operacional para uma análise mais detalhada a respeito.
Em outra reclamação no mesmo site, um consumidor mostrou sua indignação com a política de frete diferente entre os sistemas operacionais de uma empresa chinesa, citando até o Código de Defesa do Consumidor.
“Cobram diferente valores no frete grátis dependendo do celular do consumidor. Se for Android, o frete grátis é R$ 29,99 ou, se for iOs, o valor é de R$ 49,99.A primeira vez uma atendente mentiu e pediu desculpas e, no segundo, o atendente deixa claro uma dupla cobrança no requisito do frete”, disse o consumidor na reclamação.
Reclamação do consumidor sobre preços diferentes em site de compras. (Reprodução/Reclame Aqui)
Sobre essa reclamação, a empresa respondeu que o preço das mercadorias é definido após o cálculo dos custos de operação e manutenção e outros fatores.
“Os custos operacionais e de manutenção para diferentes equipamentos são diferentes, portanto o preço pode ser diferente. Os clientes podem optar por comprar através do equipamento que preferirem”, disse a empresa, que também pediu desculpa pelo transtorno e relatou as sugestões do consumidor aos departamentos relevantes.
“Peço desculpas novamente pelo transtorno causado. Relatamos suas sugestões aos departamentos relevantes. Se precisar de mais ajuda, por favor me avise”, aponta a empresa.
Prática é abusiva
De acordo com o advogado especialista em Direito do Consumidor Diego Pimenta, a discussão de preços diferentes, conforme a oportunidade do vendedor, gravita em torno da boa fé.
“Cobrar preço diferente conforme o padrão do cliente é uma prática antiga, que era realizada pelos prestadores do serviço. Também acontecia no comércio. Essa prática que ainda pode ser vista, mas é considerada ilegal e abusiva”, disse.
De acordo com Pimenta, no comércio a prática se tornou mais rara porque o Código de Defesa do Consumidor obrigou que comerciantes estabelecessem um padrão de preços.
“Quando o cliente identifica dois valores em uma mesma mercadoria, por exemplo, o que vale é o valor mais barato”, afirma.