Procura por Cursos em Áreas de Tecnologia Aumenta no Brasil

Jonhy Travor Barusko
By Jonhy Travor Barusko
3 Min Read

A demanda por cursos em áreas de tecnologia tem aumentado significativamente no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, os cursos do setor, que incluem computação, TI, entre outros, alcançaram o terceiro lugar de procura entre os estudantes, com 13% das preferências. Apenas a área da saúde, com 28%, e os negócios, como administração e direito, com 17%, superaram essa demanda.

Essa tendência é vista como um bom indicativo pelo setor. A gerente administrativa da APAT, Fernanda Braga, destaca que as novas tecnologias estão presentes em todos os setores da economia, trazendo benefícios como agilidade, padronização e eficiência. Além disso, a mão de obra precisa estar em constante aprimoramento para acompanhar as novidades, o que é excelente para o mercado de trabalho.

Um dos assuntos mais destacados quando se fala de evolução tecnológica é a Inteligência Artificial. Segundo um levantamento feito pelo SENAI, entre janeiro e outubro de 2023, mais de 10 mil estudantes se matricularam em cursos de aperfeiçoamento, extensão, técnico, graduação ou pós-graduação na área de IA. Isso representa um aumento de quase 24% em relação ao ano de 2022, que já havia registrado um crescimento de 246% em relação a 2021.

A demanda por cursos de Inteligência Artificial é uma tendência que não parece desacelerar. É preciso que instituições de cursos técnicos e universidades públicas e privadas estejam prontas para abraçar essa demanda e capacitar os profissionais para que saibam utilizar os recursos e se mantenham atualizados.

A APAT, por exemplo, é uma associação que oferece cursos e treinamentos para profissionais de geotecnologia, ministrados por especialistas parceiros. Trata-se de uma área que está em constante crescimento e precisa acompanhar as demandas do mercado. A qualificação é essencial para isso.

A APAT é a maior entidade brasileira de representação dos engenheiros agrimensores e topógrafos. Criada em 2020, a APAT atua também como um clube de vantagens para esses profissionais. A entidade surgiu a partir da necessidade de um grupo de trabalhadores que possuíam equipamentos topográficos e não encontravam soluções necessárias no mercado, como suporte, treinamentos e cursos promovidos por parceiros especializados, assistência técnica, equipamentos reserva, descontos e proteção, processos menos burocráticos, preços especiais, descontos e agilidade no atendimento. Atualmente, a entidade está presente em todos os estados do Brasil.

A APAT está confirmada como expositora na feira MundoGEO Connect, DroneShow, SpaceBR Show e Expo eVTOL 2025, de 3 a 5 de junho no Expo Center Norte – Pavilhão Azul, em São Paulo (SP).

Aumentar a procura por cursos em áreas de tecnologia é um sinal positivo para o mercado de trabalho e a economia brasileira. Com a constante evolução das tecnologias, é fundamental que os profissionais estejam sempre atualizados e qualificados para atender às demandas do mercado.

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *