Lula Diz Querer Nova Política de Mineração: “Atual Está Superada”

Jonhy Travor Barusko
By Jonhy Travor Barusko
3 Min Read

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou sua intenção de criar uma nova política de mineração para o Brasil. Segundo Lula, a política atual está “superada” e é necessário saber a importância que ela tem para o país.

“A nossa política de mineração está superada e nós precisamos saber a importância que ela tem para gente fazer agora. Para ver desses minerais críticos que nós temos uma forma de enriquecer e criar condições de ser outro passaporte para que o povo brasileiro possa crescer, como foi o pré-sal”, disse o presidente durante o lançamento da Política Nacional de Transição Energética.

A declaração foi feita no dia 26 de agosto de 2024, durante o evento de lançamento da política de transição energética. A política foi criada por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e visa estimular a economia verde e criar um fórum entre o governo, a sociedade e os setores para debater a transição.

A resolução prevê a criação de um fórum consultivo tripartite, composto por representantes do governo federal e dos estados, da sociedade civil e do setor produtivo. Além disso, será elaborado um plano de ações a longo prazo, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, com o apoio da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e dos demais ministérios.

O fórum, chamado Fórum Nacional de Transição Energética (Fonte), produzirá anualmente uma carta de recomendações ao CNPE para o aperfeiçoamento da política. Já o plano, denominado Plano Nacional de Transição Energética (Plante), será um plano de ações a longo prazo.

A política de transição energética é um passo importante para o Brasil se adaptar às mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável. Com essa política, o governo busca criar condições para que o país possa crescer de forma mais sustentável e equilibrada.

A mineração é um setor importante para a economia brasileira, e uma política atualizada pode ajudar a promover o crescimento econômico e a geração de empregos. Além disso, a exploração de minerais críticos pode ser um passaporte para o desenvolvimento do país, como ocorreu com o pré-sal.

A declaração de Lula sobre a necessidade de uma nova política de mineração é um sinal de que o governo está disposto a trabalhar para melhorar a situação do setor e promover o desenvolvimento do país de forma mais sustentável.

A política de transição energética é um passo importante para o Brasil se adaptar às mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável. Com essa política, o governo busca criar condições para que o país possa crescer de forma mais sustentável e equilibrada.

Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *