O pagamento de impostos é destinado para o governo, para que o mesmo possa garantir condições básicas para a população. Assim, Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini comentam algumas curiosidades sobre o Direito Tributário Brasileiro, a fim das pessoas conhecerem melhor sobre este importante assunto. Quer conhecer melhor como funcionam os impostos no Brasil? Prossiga com a leitura e confira as curiosidades deste tema.
108 dias para preparar e pagar impostos
De acordo com os empresários Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini, uma das principais curiosidades sobre o Direito Tributário é o tempo que uma empresa gasta para preparar e pagar os impostos. Logo, estima-se que uma corporação gasta aproximadamente 2.600 horas para realizar essa atividade, ou seja, 108 dias.
Diante disso, é possível afirmar que uma corporação demora para preparar, arquivar e pagar os tributos solicitados pelo governo – em relação ao imposto de renda, pagamentos da previdência social para cada funcionários, e o imposto sobre o valor agregado pela instituição,– um quarto do ano, já que o mesmo contém 8.760 horas.
Edição de 45 regras por dia
Ainda, como apontam os proprietário do Grupo Bernini, administrado por Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini, outra curiosidade fundamental para os brasileiros conhecerem sobre o Direito Tributários, é que o governo federal edita cerca de 45 regras tributárias por dia útil do ano, ou seja, cerca de 11.000 regras são alteradas durante 252 dias úteis.
Dessa maneira, levando em consideração que existem diversas regras tributárias que devem ser seguidas para realizar o pagamento dos tributos solicitados pelo Estado, estima-se que uma empresa possui a obrigação de seguir 3.677 regras para efetuar o pagamento dos impostos, o que explica o tempo citado acima que a mesma gasta para concluir essa atividade.
O Brasil não é o país que mais cobra impostos no mundo
Por fim, como indicam os fundadores do Instituto Bernini, Emerson Bernini e Luciula Santana Bernini, embora muitos pensem ao contrário, o Brasil não é o país que mais cobra impostos no mundo, isso porque a carga tributária paga pela população brasileira corresponde a somente 32% do PIB, ficando abaixo da média da OCDE de 34%.
Portanto, o país que mais cobra impostos no mundo é a Dinamarca, que possui uma carga tributária de 45,9% da OCDE, deixando o Brasil em segundo lugar no ranking de 111 países. Ademais, o país que contém uma menor carga tributária é Cingapura, com 18,4% da OCDE, sendo uma cidade-estado asiática extremamente populosa.
Interessante conhecer algumas curiosidades sobre o Direito Tributário, não é mesmo?